Secretaria de Educação oferece vagas para escolas referência

Por Ascom da Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação abre na próxima segunda-feira (20/9) as inscrições para o processo seletivo 2011 do Colégio Estadual José Leite Lopes (Núcleo Avançado em Educação - Nave), na Tijuca; Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos – Nata), em São Gonçalo; e Colégio Estadual Erich Walter Heiner, nova escola em Santa Cruz. As unidades oferecem Ensino Médio Integrado - ensino das disciplinas regulares com formação técnica em tecnologia da informação e comunicação, processamento de alimentos e administração, respectivamente.

As inscrições vão até o dia 5 de outubro pelo site da Secretaria de Estado de Educação. As vagas são para alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental ou a Fase IX da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vindos da rede pública federal, estadual ou municipal, com idade entre 13 e 16 anos.

NAVE - Núcleo Avançado de Ensino

Para o Nave são oferecidas 160 vagas. Ao longo do curso, o estudante poderá optar entre a formação em técnico em Geração de Multimídia, técnico em Programação de Jogos Digitais ou técnico em Roteiro para Mídias Digitais. Para o Nata há 120 vagas – 60 em técnico em Leites e Derivados e 60 em técnico em Panificação. Já para o Colégio Estadual Erich Walter Heiner estão abertas 200 vagas para técnico em Administração.

Os locais de prova serão divulgados no dia 14 de outubro, e os testes da primeira fase realizados no dia 16 do mesmo mês. Nesta etapa os candidatos farão provas objetivas de Língua Portuguesa e Matemática. O gabarito das avaliações será divulgado no dia 18. Dia 21, serão publicados os resultados da primeira fase e divulgados os locais de prova para a segunda etapa, quando será avaliado o potencial de aprendizagem do candidato (teste de habilidade). A segunda fase está marcada para o dia 23. O resultado final sai dia 5 de novembro, com período de matrículas entre os dias 16 e 19 do mesmo mês.

Saiba mais sobre as escolas

Em maio de 2008, foi inaugurado o Núcleo Avançado em Educação (Nave), na Tijuca, onde funciona o Colégio Estadual José Leite Lopes; um centro de pesquisa e inovações, voltado para busca de novas soluções de ensino; e um espaço para exposições e seminários. Resultado de uma parceria com o Oi Futuro, o Nave conta com metodologias de aprendizagem baseadas nas tecnologias de informação e comunicação. O objetivo é preparar jovens para profissões modernas como, por exemplo, de roteiristas, programadores, designers e gestores para atuar em TV digital, internet, celular e jogos eletrônicos.

Concebido nos moldes do Nave, o Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos (Nata), em São Gonçalo, teve suas atividades iniciadas em agosto de 2009. O Nata é a primeira fábrica-escola do estado e conta com três polos operacionais: o Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz; uma Unidade Consorciada de Alimentos (Única); e uma Unidade de Pesquisa Aplicada de Alimentos (Unipa). O projeto nasceu da parceria entre as secretarias de Estado de Educação e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, o Grupo Pão de Açúcar e a Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL).

Já o Colégio Estadual Erich Walter Heiner, em Santa Cruz, foi criado a partir de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação com a siderúrgica Thyssenkrupp CSA. A escola, que inicia suas atividades em 2011, oferece Ensino Médio Integrado - com ensino profissionalizante em Administração. A oferta inicial será de 200 vagas, alcançando 600 a partir do terceiro ano de funcionamento. A unidade será a primeira escola verde da América Latina, com selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um programa de certificação de edifícios sustentáveis da ONG americana U.S Green Building Council.

Confira o calendário

Inscrições - 20/9 a 5/10

Divulgação dos locais da prova objetiva - 14/10

Prova objetiva (1ª Fase) - 16/10

Divulgação do gabarito da prova objetiva (1ª Fase) - 18/10

Publicação do resultado da 1ª fase e dos locais de realização da 2ª fase - 21/10

Teste de habilidade (2ª fase) - 23/10

Publicação do resultado final - 5/11

Matrícula dos alunos - 16/11 a 19/11

Leia Mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

CEDERJ DIVULGA RESULTADO DO REQUERIMENTO DE ISENÇÃO PARA O VESTIBULAR